setembro 2022
Volpi é o artista do mês na Blombô. Ao mesmo tempo popular e erudito, conseguiu construir um corpo de trabalho muito coerente nestes dois aspectos. De origem humilde, quando jovem Volpi trabalhou na construção civil, especializando-se na pintura decorativa de paredes. Autodidata, seu interesse pelo popular ganhou força a partir da década de 40, quando passou a realizar retratos religiosos e representações de festejos populares. Neste ensejo surge a sua maior marca, as famosas bandeirinhas — e de fachadas coloniais brasileiras.
O 62º Leilão da Blombô entra no ar, nesta semana, sob a temática open, com trabalhos de grandes artistas contemporâneos como Mariana Palma, Amilcar de Castro, Beatriz Milhazes e Nelson Leirner. Dentre os artisas consagrados de décadas anteriores, podemos citar Di Cavalcanti, Ibere Camargo Djanira, Poteiro e Guignard.
Com 100% da verba direcionada aos programas da organização, ingressos já estão disponíveis no site da instituição
O desenho foi a primeira expressão do homem inclusive o nome Blombô se refere ao desenho rupestre, a descoberta do desenho mais antigo já encontrado ocorreu na caverna Blombos na África do Sul há mais de 70 mil anos.