fevereiro 2019
Confira quais exposições entraram em sua última semana. Tem carnaval vindo aí, mas quem sabe não dê para encaixar uma visita entre um bloquinho e outro?
Para quem quer começar a se aventurar pelo mercado de arte e iniciar sua coleção, a primeira coisa a entender é que ele se divide basicamente em duas partes: primário e secundário.
Nada de julgamentos por aqui! Sabemos o quanto é complicado arrumar espaço na agenda para ficar em dia com tudo que acontece pela cidade. Por isso, o Blog da Blombô vai te ajudar: toda semana vamos destacar os eventos e mostras que entraram na última semana em cartaz, mas depois é com você para dar um gás e não perder pelo menos aquela exposição que você queria tanto ir. Corra para ver!
Com curadoria de Cauê Alves, a mostra Burle Marx – Arte, Paisagem e Botânica traz 70 trabalhos de Roberto Burle Marx (1909 - 1994) entre desenhos, pinturas, esculturas, objetos e registros de expedições científicas, divididos em três núcleos temáticos. O arquiteto, artista e paisagista foi o responsável pelo projeto paisagístico do espaço externo do próprio MuBE - Museu Brasileira da Escultura e Ecologia - que abriga a exposição. A Fundação Emma Klabin, que fica em frente ao MuBE, tem jardins projetados por Burle Marx e durante a mostra pode ser visitada como uma extensão da exposição.
O Brasil tem para com a cultura uruguaia uma dívida impagável. Nada do que fizermos poderá reverter o dano que causamos. Em julho de 1978, realizava-se no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro a exposição Geometria Sensível, com centenas de trabalhos nacionais e estrangeiros e uma sala especial dedicada a um dos precursores e grandes representantes da tendência: o uruguaio Joaquín Torres García (1874-1949). Uma retrospectiva com oitenta obras cuidadosamente selecionadas dentro de uma produção pequena. Na noite do dia 8 o MAM pegou fogo e nada sobrou. Foi-se na fumaça o que havia de melhor no legado do maior artista daquele país. Simples assim: acabou.
Fiz uma seleção de obras de arte que abrange as obras de artistas como Leda Catunda, Cildo Meireles e Mira, e que também agrada colecionadores experientes de olho em artistas contemporâneos já reconhecidos e festejados no mercado de arte, como Rodrigo Matheus, Jarbas Lopes e Lourival Cuquinha.
Já saíram mais datas dos leilões da Blombô desse primeiro semestre de 2019! O próximo leilão começa amanhã, segunda-feira, e será em benefício do Pivô, uma associação cultural sem fins lucrativos que atua como plataforma de experimentação artística para artistas, curadores, pesquisadores, estudantes e o público em geral.
Em fevereiro, o MASP - Museu de Arte de São Paulo - traz as primeiras oficinas infantis de 2019. Os eventos são gratuitos e a participação se dá mediante inscrição online pelo site do museu. A primeira oficina será nos dias 9 e 10 (sábado e domingo) direcionada a crianças entre 8 e 12 anos, com a artista Leda Catunda, que irá propor exercícios de colagem e pintura sobre tecidos estampados com cores e texturas variadas.