fevereiro 2022
Neste mês celebra-se o centenário da Semana de Arte Moderna, marco oficial do modernismo brasileiro
A seleção reúne quase 100 obras que fizeram parte de importantes exposições no Brasil e no exterior de artistas das melhores galerias do país como Gentil Carioca, Millan, Fortes D'aloia e Gabriel, Zipper e outras.
Este mês escolhemos tratar sobre a fotografia como técnica artística. Embora não haja uma clareza sobre a data da invenção da fotografia, é considerado que, em 1839, a imagem de View of the Boulevard du Temple tenha sido oficialmente a primeira fotografia. Tornando-se um dos marcos mais importantes de entrada no mundo moderno, juntamente com a revolução industrial e todas as invenções que fazem parte do nosso mundo hoje, como gravações de som, lâmpada elétrica e rádio.
Neste mês homenageamos o pioneiro da arte cinética Abraham Palatnik (1928-2020). Reconhecido internacionalmente, seu primeiro destaque foi a obra Aparelho Cinecromático, incluída na 1ª Bienal de São Paulo, em 1951. Depois disso teve seus trabalhos expostos em sete edições da Bienal de São Paulo, entre 1951 e 1963, e nas bienais de Veneza (1964) e Córdoba (1966), e em mostras individuais e coletivas na Europa e nos Estados Unidos.