Sopa de letrinhas
Navegando pelas obras disponíveis aqui na Blombô, você pode ter se deparado com alguns termos e siglas nas fichas técnicas. Se você não sabe o que significam, não tem problema! Como este é um espaço para todos, inclusive iniciantes e curiosos, vamos desvendar um pouquinho sobre esse mundo fascinante das artes para que você não perca nenhum detalhe.
Para começar, trataremos sobre obras impressas, como Gravuras e Fotografias. Essas obras podem ter uma tiragem de alguns exemplares. É o artista quem determina quantas cópias serão feitas de um trabalho, e todas as cópias são numeradas e assinadas. No canto inferior esquerdo vem indicado o número da cópia e da tiragem. Por exemplo: 3/10 - significa que é a terceira cópia de uma tiragem total de 10. No canto inferior direito vem a assinatura do artista.
Comumente o artista faz todo o processo, desde a criação até a impressão da obra, mas com a qualificação cada vez maior dos profissionais e serviços, a impressão pode ser delegada a um terceiro. Nesse caso o artista aprova a impressão e depois faz a numeração e assinatura de próprio punho. Pode também solicitar uma tiragem extra para arquivo ou outra finalidade.
A numeração e a assinatura são as garantias de que não haverá fraudes no caso de impressões feitas por um terceiro.
Outras siglas podem vir indicadas nas obras junto à numeração das obras, conforme descrevemos abaixo:
P.A. - Prova do Artista: é a impressão feita para que o artista examine a qualidade da impressão.
P.I. - Prova do Impressor: quando quem imprime o trabalho não é o próprio artista.
P.E. - Prova de Estado: essas provas são o registro da criação, de todos os passos da colocação das cores. Ela vem indicada no lugar da numeração.
H.C. - Hors Commerce: são cópias dadas e que não podem ser comercializadas.
H.S. - Hors Serie ou F.N. - Fora de Numeração: indica uma impressão sem tiragem, que pode até ser única.