Marcos Amaro: artista plástico, colecionador, galerista, mecenas, filantropo
Artista plástico e grande colecionador de arte, Marcos Amaro resolveu em 2012 dar acesso a seu impressionante acervo particular e apoiar projetos de arte e cultura. Para tanto, criou a Fundação Marcos Amaro - FMA - com sede em Itu. Fugindo do eixo que sempre privilegia as capitais, a FMA ocupa a antiga Fábrica São Pedro em Itu, que passou a se chamar Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA). O local abriga o acervo em uma exposição de longa duração e tem o intuito de incentivar a produção artística contemporânea e difundir a obra de Marcos Amaro.
A Fundação é uma organização cultural privada sem fins lucrativos. Oferece um programa de exposições realizado por meio de edital bienal de apoio a artistas, além da premiação anual de destaque para a melhor produção criativa na SP-Arte e o prêmio aquisição na ArtRio. E ainda encontra fôlego para fazer mais: promove debates e projetos especiais de apoio a instituições culturais e museológicas, como a adequação da reserva técnica e do espaço expositivo do Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro.
Marcos Amaro adquiriu a Emmathomas Galeria em 2017. Manteve o foco na arte contemporânea e estabeleceu como objetivo principal criar laços afetivos e criativos entre as pessoas, além de proporcionar um serviço qualificado a artistas, colecionadores e o público. De portas abertas, a galeria convida o público a experimentar, discutir e vivenciar a arte.
Ficou com vontade de visitar a Emmathomas Galeria? Ela faz parte dos expositores da Blombô e tem obras incríveis que você pode conhecer e adquirir agora mesmo!