Aplicativos para quem ama arte
O acesso a redes de alta velocidade tem ficado cada vez mais fácil. Com isso, vamos buscando ferramentas que facilitem nossa vida cotidiana: compras para casa, pagamentos, reservas em restaurante, ingressos para diversos eventos, tudo resolvido com comodidade e praticidade de alguns cliques no próprio celular. O mundo das artes não ficou fora do radar do desenvolvimento tecnológico. Quem ama arte ou quer começar a entender mais sobre o assunto conta com vários aplicativos que tornam as informações muito mais acessíveis. Hoje é possível conferir a agenda cultural da sua cidade, visitar virtualmente museus e exposições e descobrir o título e o autor de uma obra, tudo direto pelo seu celular, só para citar alguns exemplos.
Confira as dicas do Blog da Blombô e mergulhe nesse mundo sempre que quiser!
Artikin
Cobrindo até o momento as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre, o Artikin é um guia cultural que organiza a agenda de maneira prática, trazendo primeiro as exposições que estão prestes a a sair de cartaz. Também possui filtros que facilitam a busca e trazem um mapa com os eventos mais próximos de onde o usuário está.
Esse aplicativo usa a câmera do celular para reconhecer a obra e fornecer informações. Infelizmente ainda não está disponível em português e não tem instituições brasileiras cadastradas, mas a promessa é de que o número de 30 locais cadastrados cresça, já que vem aumentando o número de acervos digitalizados.
O Google Cultural Institute firmou parceria com mais de 1.100 instituições e tornou possível visita-las virtualmente e ter uma visão de 360º do local pela tela do telefone. Você pode escolher locais pelo mundo todo, incluindo o Brasil.
Disponível apenas em inglês, esse aplicativo tem em sua base de dados mais de 1300 peças. Porém, para ter acesso a todas é necessário adquirir a versão Pro, a um custo de R$ 16,90. Na versão gratuita é possível ver algumas obras interessantes, mas em número limitado.