Version Libre

Clemencia Echeverri

Version Libre Fotografia , 2011 80 x 180 cm
R$54.919,00


Clemencia Echeverri Mejía (Salamina, 7 de fevereiro de 1950) é uma renomada professora de artes visuais, historiadora e teórica de arte contemporânea colombiana. No início de sua carreira, Echeverri trabalhou com escultura e pintura, mas posteriormente encontrou sua verdadeira expressão artística na fotografia, instalação e videoinstalação. Essas técnicas permitiram-lhe explorar e estabelecer conexões profundas com as situações sócio-políticas da Colômbia, bem como abordar questões de memória e violência que afetam seu país natal.

Echeverri estudou Comunicação Visual na Universidade Pontifícia Bolivariana (1974) e Artes Plásticas na Universidade de Antioquia (1983). Posteriormente, concluiu uma especialização em Teoria e História da Arte Contemporânea e um mestrado em Escultura no Chelsea College of Arts and Design em Londres (1994-1995).

Inicialmente, dedicou-se à pintura com uma abordagem expressionista, mas logo migrou para a escultura, formando um grupo de escultores influentes na Colômbia. Após retornar de Londres em 1997, ela se dedicou integralmente à instalação e videoinstalação. Sua incursão no vídeo começou com a exposição "The Exposed Look" (1997). Uma de suas obras mais reconhecidas dessa época é a videoinstalação "Casa Íntima", apresentada no Salão Nacional dos Artistas durante a VII Bienal de Havana, Cuba (1998).

Echeverri também teve uma carreira acadêmica notável, ensinando artes plásticas na Universidade de Antioquia e na Universidade Nacional da Colômbia de 1982 a 2009. Ela foi co-criadora do programa de Mestrado em Artes da Universidade Nacional da Colômbia (1993) e pesquisadora no Chelsea College Of Arts, Londres (2003).


BLOG BLOMBÔ