Vicente de Mello

Vicente de Mello

Brasil - 1967

Vicente Henriques Botelho de Mello (São Paulo, São Paulo, 1967).
Fotógrafo. Formado em comunicação social, publicidade e propaganda, em 1989, pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Entre 1992 e 1994, cursa especialização em história da arte e arquitetura no Brasil, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).
Trabalha como estagiário no Instituto Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte (Infoto/Funarte), de 1988 a 1989; no Departamento de Fotografia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), em 1989; e no Laboratório Lexington Labs, Nova York, em 1992.
Na década de 1990, atua como assistente fotográfico e direciona sua atividade profissional para a área de reprodução de obras de arte. De 1993 a 1998, é responsável pelo setor de documentação fotográfica das exposições da Coleção Gilberto Chateaubriand, que integra o acervo do MAM/RJ. Paralelamente, realiza pesquisas fotográficas que, indiretamente, versam sobre elementos e características específicas do meio: a luz, a câmera obscura, as possibilidades de enquadramento, etc. Produz a série Topografia Imaginária, com fotos em preto-e-branco de fragmentos de corpos humanos, e começa a expor em galerias e museus.
Recebe o Prêmio Brasília de Artes Visuais do Museu de Arte Moderna de Brasília em 1998. Dois anos depois, monta seu próprio estúdio no Rio de Janeiro, onde trabalha na área editorial.

Fonte:
Foto: http://www.select.art.br/sp-arte-por-seus-personagens/
Texto: VICENTE de Mello. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: . Acesso em: 08 de Mai. 2017. Verbete da Enciclopédia. ISB

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

Em breve, produtos vão estar à disposição nesta seleção!