Rufino Tamayo

Rufino Tamayo

México - 1899 - 1991


Filho de índios zapotecas, Rufino Tamayo nasceu na cidade arqueológica de Oaxaca, no sul do México, e ainda jovem radicou-se na capital mexicana, onde começou seus estudos na Escola Nacional de Artes Plásticas San Carlos e expôs pela primeira vez em 1926. Apesar de contemporâneo dos famosos muralistas políticos Diego Rivera, David Alfaro Siqueros e Jose Clemente Orozco, Tamayo deu as costas à chamada Arte Nacional, inaugurada após a revolução de 1910, desenvolvendo uma linguagem plástica que integra primorosamente cores e texturas. Atacado pela crítica nacionalista, foi obrigado a se mudar para Nova York. Viveu também por 14 anos em Paris. Quando, em 1950, foi premiado na Bienal de Veneza e o mercado mexicano de arte curvou-se à qualidade de seu trabalho, Tamayo conseguiu voltar a seu país.
Apesar de Rivera e Frida Kahlo serem mais conhecidos no exterior, foi Tamayo quem construiu a base da Arte Contemporânea Mexicana. Os elementos que mais a caracterizam - cores fortes, abstracionismo e "realismo fantástico" - estão muito ligados a Tamayo, que consegue transpor a imensidão dos murais, em quadros de cavalete.
No Brasil, Tamayo recebeu o Grande Prêmio da Bienal de São Paulo de 1953 e, na Bienal de 1977, foi homenageado com uma sala repleta de gravuras, óleos e murais de sua autoria.
Morreu em 1991, depois de ter criado no México dois museus, um na sua cidade natal, para apresentar sua coleção de arte e arqueologia pré-colombiana e outro, na cidade do México, para sua coleção de Arte Moderna internacional.

Fonte:
Foto: http://arteseanp.blogspot.com/2017/12/rufino-tamayo.html
Texto: https://www.catalogodasartes.com.br/artista/Rufino%20Tamayo/

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

1 Item(s)

  • "MUJERCITA"
    Rufino Tamayo

    "MUJERCITA"

    Avaliação:

    De: R$17.000,00

    Preço Promocional R$9.000,00

    Por Rufino Tamayo "MUJERCITA"

    Medidas

    Altura: 24 cm

    Largura: 17.5 cm

    Descrição

    Técnica: Técnica mista

    Assinatura: Assinado

    Estado de conservação: Bom

    Origem: América Latina

1 Item(s)