Ramon Martins

Ramon Martins

Brasil - 1981

O espírito fluido de Ramon constitui uma colagem de possibilidades e reconfigurações. Um universo caledoscópico que reflete uma essência profunda e rica rebeldemente criada por seu repertório de cultura urbana associado à reflexões acadêmicas.

Desde sua estréia, Ramon impressiona com seu estilo único em abordagens ecléticas, linguagens e técnicas artísticas. A trama de seu universo é reconhecida por temas e elementos da naturezas selvagens e tropicais, traços orgânicos, barroco mineiro, cultura urbana, tradição asiática, cultura Pop e seus opostos, solitude e retratos anônimos. Uma forte poesia geográfica é perceptível em seu trabalho; o artista articula belas poesias visuais oriundas de um vasto leque de lugares, tempos, culturas, costumes e valores. Há uma vibração, excitação e melancolia que, apesar da explosiva exuberância visual, levam à uma comunhão introspectiva. Isto, de maneira sensual, ilumina um realismo onírico que nos revela diferentes possibilidades sobre nós mesmos.

Em 2014 o artista participou da 3º edição do R.U.A. Festival: Reflex on Urban Art in Amsterdam, com o painel A Pregnant Man's Dream e em 2009 da primeira edição R.U.A. Festival: Reflex on Urban Art in Rotterdam o qual lhe proporcionou notável visibilidade e projeção. Nesta ocasião o artista exibiu uma de suas obras mais brilhantes: Love Spreads, 2009.Conseguinte ao sucesso de sua performance ao ar livre em Rotterdam, Ramon fez parte da exposição. De Dentro Para Fora De Fora Para Dentro ainda em 2009 no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand MASP, a qual teve um recorde impactante de mais de 140 mil visitantes num período de 10 semanas. O trabalho de Ramon Martins é representado pelas maiores coleções do Brasil incluindo o MAM - RJ (Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro) e o MASP em São Paulo. Até o momento o artista realizou exposições na América do Sul, América do Norte e Europa; e seus murais alcançam da mesma forma os três continentes.
Atualmente Ramon Martins reside no pequeno município de Campina do Monte Alegre no estado de São Paulo e é representado pela Galeria Movimento no Rio de Janeiro e Galeria Oscar Cruz em São Paulo.

Fonte:
Foto: http://www.galeriamovimento.com.br/artistas/12/ramon-martins
Texto: http://www.galeriamovimento.com.br/artistas/12/ramon-martins

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

Em breve, produtos vão estar à disposição nesta seleção!