Ramatis

Ramatis

Brasil

Ramatis Haywanon da Costa é um renomado fotógrafo e diretor de arte brasileiro, dedicado à produção de fotografias de rua, paisagens urbanas, fotografia criativa e conceitual, além de trabalhos voltados para arte e decoração.

Em 2019, Ramatis inscreveu seu primeiro ensaio no festival Paraty em Foco, onde foi selecionado como finalista com o trabalho "Elas pelas Janelas". Este mesmo ensaio também foi finalista no Fotosururu e selecionado para a mostra virtual do Encontro na Esquina do Brasil, no Rio Grande do Norte, em 2020. No mesmo ano, seu ensaio "Tarja Preta" foi pré-selecionado tanto no Fotosururu quanto no Paraty em Foco. Em 2021, Ramatis foi novamente pré-selecionado no Paraty em Foco, desta vez com o ensaio "Metalmorfose", disponível para venda no site da Blombô.

As obras de Ramatis, produzidas em formato de ensaios e séries, possuem uma visão humanista e intimista, conduzindo os espectadores por narrativas inusitadas e incitando a reflexão sobre diversos temas. Suas fotografias individuais de forte impacto visual também têm recebido destaque e seleção em outros festivais nacionais.

Além de seu trabalho como fotógrafo, Ramatis é empresário e dirige criativamente a agência de publicidade Six Propaganda, premiada nacional e internacionalmente. Durante a pandemia, foi um dos idealizadores e executores do projeto "Fotografia que Manda Ver", destinado a divulgar o trabalho de fotógrafos alagoanos e reverter o valor das vendas para a ONG Manda Ver, que desenvolve projetos sociais para crianças e adolescentes da orla lagunar de Maceió.

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista