Gustavo Machado Rosa

Gustavo Rosa

Brasil - 1946 - 2013

Gustavo Machado Rosa, nascido em São Paulo no dia 20 de dezembro de 1946, foi um artista brasileiro cuja carreira foi marcada por uma paixão precoce pela arte. Desde os três anos de idade, já era visto desenhando compulsivamente, seja em blocos de papel, nas paredes de casa, ou nos cadernos escolares, capturando cenas vibrantes do cotidiano.

Educado na Escola Morumbi e no Colégio Paes Leme, Rosa se destacava por seu talento natural e uma inquietação criativa constante. Em 1964, iniciou estudos na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) com a artista plástica Teresa Nazar, onde aprimorou técnicas de composição, enquadramento e uso de cores, além de desenvolver habilidades em desenho de modelo vivo.

A primeira exposição pública de Rosa ocorreu em 1964 na Primeira Anual de Artes Plásticas da FAAP no Museu de Arte Brasileira (MAB), dando início a uma trajetória artística que se estenderia até 2013. Durante esse período, ele abandonou formalmente a educação em artes para se dedicar integralmente à sua paixão por desenhar e pintar, criando obras que refletiam seu universo interior repleto de memórias e emoções.

Ao longo de sua carreira, Gustavo Rosa teve a oportunidade de expor suas obras ao lado de grandes nomes como Emiliano Di Cavalcanti, que reconheceu seu talento em uma exposição coletiva em 1969, comentando sobre a qualidade de seu traço. Esse elogio foi um grande estímulo para Rosa, que cultivou uma amizade duradoura com Di Cavalcanti, uma figura chave no modernismo brasileiro.

Fontes:
Foto: http://www.gustavorosa.com.br/index.php/artista/biografia

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista