Damien Hirst

Damien Hirst

United Kingdom - 1965

Durante os anos da década de 90 constituiu-se como líder dos "Young British Artists" (ou YBAs), Jovens Artistas Britânicos, dominando a arte britânica durante essa década e sendo amplamente conhecido internacionalmente. No início da sua carreira esteve muito ligado ao importante colecionador Charles Saatchi, que foi responsável pelo seu enorme e rápido êxito com um muito dirigido trabalho de marketing. Em 2003 a relação rompeu-se completamente por grandes desavenças entre ambos.
O Sunday Times calculou a sua fortuna em cerca de 364 milhões de dólares (261 milhões de euros)

A morte é o tema central da sua obra, que sempre esteve rodeada de grande polémica mais ou menos premeditada e por conseguinte de um grande barulho midiático; por exemplo, as autoridades de New York proibiram a exposição do seu "casal morto fodendo duas vezes", dos cadáveres de um touro e uma vaca flutuando em formol. Esta última pertence à sua série de obras mais conhecida, Natural History na qual distintos animais mortos como um tubarão, uma ovelha ou uma vaca são conservados e por vezes cortados dentro de tanques de formaldeído. É ainda conhecido por seus "spin paintings", realizados sobre uma superfície giratória, e pelos seus "spot paintings", círculos coloridos aleatoriamente.

O seu trabalho mais icónico e polémico, The Physical Impossibility Of Death In the Mind Of Someone Living (Impossibilidade física da morte na mente de alguém vivo), um enorme tubarão tigre numa vitrina cheia de formaldeído, foi vendido em 2004 como a segunda obra mais cara de um artista em vida (depois de Jasper Johns), rondando os dez milhões de dólares. Devido à decomposição do tubarão-tigre, foi substituído com um novo espécime em 2006.
Em Agosto de 2007, este escultor vendeu por 100 000 000 USD (cem milhões de dólares), a obra 'Pelo amor de Deus', que consiste num crânio com mais de oito mil diamantes incrustados. O montante desta transacção é o mais alto pago até à data por uma obra de um artista vivo.

Fonte:
Foto: https://www.biography.com/.image/t_share/MTE5NDg0MDU1Mjg0NDUwODMx/damien-hirst-20683781-2-402.jpg
Texto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Damien_Hirst

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

1 Item(s)

  • Damien Hirst

    The Souls II - Loganberry Pink - Cornflower Blue - Silver Gloss

    Avaliação:

    R$32.700,00
    Por Damien Hirst The Souls II - Loganberry Pink - Cornflower Blue - Silver Gloss

    Medidas

    Altura: 80 cm

    Largura: 59 cm

    Descrição

    Técnica: Outra

    Assinatura: Assinada no canto inferior direito

    Estado de conservação: Excelente

    Origem: Europa

1 Item(s)