Carlos Zilio

Carlos Zilio

Brasil - 1944

Carlos Zilio (Rio de Janeiro, 1944) passou grande parte de sua infância no Posto 6 em Copacabana, além de viver em Washington e Jundiaí devido a transferências profissionais de seu pai. Em 1962, ingressou no Instituto de Belas Artes da Guanabara, onde estudou pintura com Iberê Camargo. Em 1966, começou a estudar no Instituto de Psicologia da antiga Universidade do Brasil, hoje UFRJ, enquanto desenvolvia sua carreira como artista plástico.

As exposições "Otra Figuración" e "Opinião 65" no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro tiveram grande impacto em seu trabalho, e ele também participou da "Nova Objetividade Brasileira" em 1967. Em 1965, foi profundamente influenciado pela retrospectiva de Barnett Newman na VIII Bienal de São Paulo. Durante a década de 70, Zilio casou-se e viajou para Paris, Londres, Colônia e Nova York para se aprofundar na arte contemporânea internacional. Em 1975, realizou sua primeira exposição individual na Galeria Luiz Buarque de Hollanda e Paulo Bittencourt, no Rio de Janeiro. Ele viveu em Paris até 1980, período em que sua obra foi marcada pelo questionamento da cultura brasileira e pela influência de movimentos artísticos internacionais.

De volta ao Brasil, em 1982, realizou uma exposição individual no Espaço ABC da Funarte, organizada por Paulo Sergio Duarte. Em 1980, tornou-se professor e coordenador de um curso de especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil na PUC-Rio, uma das primeiras iniciativas de pós-graduação na área no país. Carlos Zilio também teve uma carreira acadêmica produtiva, criando o projeto da Área de Linguagens Visuais na Escola de Belas Artes da UFRJ e participando de importantes exposições e bienais ao longo de sua carreira.

Fontes:
Foto: Carlos Zilio

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista