Carlos Scliar

Carlos Scliar

Brasil - 1920 - 2001

Carlos Scliar (Santa Maria, Rio Grande do Sul, 1920 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001) foi um prolífico pintor, gravador, desenhista, ilustrador, cenógrafo, roteirista e designer gráfico brasileiro. Iniciou seus estudos artísticos em 1934 com o pintor austríaco Gustav Epstein. Em 1939, visitou São Paulo e Rio de Janeiro, onde conheceu Cândido Portinari, e em 1940 se mudou para São Paulo, onde realizou sua primeira exposição individual e se associou ao grupo Família Artística Paulista.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Scliar serviu na Força Expedicionária Brasileira (FEB) e, ao retornar, envolveu-se em movimentos políticos contra a ditadura de Getúlio Vargas. Em 1947, enquanto residia em Paris, publicou o álbum de linoleogravuras "Les Chemins de la Faim", ilustrando a edição francesa do romance "Seara Vermelha" de Jorge Amado.

Retornando ao Brasil em 1950, estabeleceu-se em Porto Alegre e co-fundou o Clube da Gravura de Porto Alegre. Entre 1956 e 1957, colaborou em projetos gráficos para a peça "Orfeu da Conceição" de Vinícius de Moraes e para o filme "Rio Zona Norte" de Nelson Pereira dos Santos.

Nos anos 1950, também dirigiu o Departamento de Arte da revista Senhor, onde implementou um projeto gráfico inovador que contribuiu para a modernização do design gráfico no Brasil. Sua obra inclui um painel para o Banco Aliança, projetado por Lúcio Costa em 1966, e um extenso portfólio de desenhos, pinturas e gravuras que exploram temas sociais e culturais do Brasil.

Fontes:
Foto: https://2.bp.blogspot.com/-6Joxm6xbGhg/Vv2flFtfuYI/AAAAAAAAYdY/a_1kLSp_0GkbWtoNiY7m8auKEpyLHUf8w/s1600/Carlos%2BScliar.jpg

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista