Agnaldo Pinho

Agnaldo Pinho

Brasil

Agnaldo Pinho, nasceu em Betim-MG e desde menino sempre fez arte: desenhava, pintava e também produzia seus próprios brinquedos, como carrinhos de rolimã, pipas, estilingue, bichinhos de batata, assim, foi natural que ao se tornar adulto tenha ingressado na escola de Belas Artes da UFMG. Ali se tornou Bacharel em Artes Plásticas, com especialidade em desenho e estagiou durante anos no Grupo Giramundo, onde tomou contato e se apaixonou pelo universo do Bonecos, aliás amor este que tinha raízes em sua infãncia, pois quando menino adorava assistir na TV os Thunderbirds e era frequentador assíduo do atelier do Manoel do Bonecos, um nordestino que vivia perto da sua casa e que fazia bonecos de barro para vender. Ao encontrar o Giramundo e seu universo mágico o encantamento foi imediato. Lá o artista teve a oportunidade de conhecer mais deste universo, trabalhar e aprender com mestre como Alvaro Apocalopse, Terezinha Veloso e Madu, foram anos mágicos e ricos em experiencias viagens e aprendizado. Depois desta fase Agnaldo fundou a Traquitana Brinquedos em sociedade com sua esposa na época, Ana Luiza,a Traquitana ainda esta ná ativa e é uma loja especializada em brinquedos artesanais e pedagógicos, fez história em BH, atendendo a várias gerações de crianças que cresceram tendo um contato maior com brinquedos artesanais, bonecos e cultura infantil.

Agnaldo consolida-se no ramo se interessando cada vez mais pelo universo dos Brinquedos e suas variações, desenvolvendo uma série de brinquedos exclusivos e originais que comercializava em sua loja. Logo depois Agnaldo funda a OPA! CENOGRAFIA, uma empresa especializada em montagens cenograficas , eventos, e montagens museograficas, a OPA! montou as grandes exposições de arte que passaram por BH, tais como: Marc Chagal, Caravagio, Rodin, De Chirico, Roma dentre outras.

Depois de muitos anos trabalhando neste mercado, o artista resolve se reinventar e funda a BONECARIA.COM, um atelier especializado em construir, comercializar, fomentar, consertar, preservar e divulgar bonecos, nas mais diversas técnicas, tamanhos e materiais, feitos tanto para venda quanto para atender ao mercado de televisão, teatro e cinema, bonecos que ficaram consagrados, sendo vendidos para o todo o Brasil e exterior.

Atualmente Agnaldo se dedica a pesquisar e construir Autômatos, que são bonecos ou cenas movidos por engrenagens, numa ação programada, unindo ciência, física, matemática, engenharia e arte. Os Autômatos hoje constituem sua nova paixão e fonte de sua maior dedicação e pesquisa.

Fonte:
Foto: https://agnaldopinho.wixsite.com/agnaldopinho
Texto: https://agnaldopinho.wixsite.com/agnaldopinho

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

1 Item(s)

  • Agnaldo Pinho

    Sem título

    Avaliação:

    R$900,00
    Por Agnaldo Pinho Sem título

    Medidas

    Altura: 66 cm

    Largura: 82 cm

    Profundidade: 4 cm

    Descrição

    Técnica: Acrílica

    Data: Anos 2000

    Assinatura: sim

    Estado de conservação: Excelente

    Origem: Brasil

1 Item(s)