Sem título

Tuneu

Sem título Técnica mista sobre Papel , 1976/77 Assinado e datado 100 x 75 cm

Preço regular: R$7.000,00

Preço Promocional R$4.500,00




Tuneu, nascido em 1948, é um renomado artista brasileiro cuja trajetória começou na metade da década de 1960. Seu trabalho inicial foi marcado por desenhos que abordavam paisagens de forma alusiva, sem uma figuração explícita, organizadas geometricamente com traços que lembram o estilo do artista inglês David Hockney. O crítico Roberto Pontual observa que, em suas obras, a paisagem é sentida mais como uma possibilidade do que como uma realidade evidente. Montanhas e caminhos são concebidos como sinuosidades, constituindo mais questões de forma do que alusões diretas ao mundo exterior.

Com o passar do tempo, Tuneu passou a dar mais importância às áreas chapadas de cor, dedicando-se à pintura. Sua criação é frequentemente relacionada com a síntese de paisagens que oscilam entre o real e o imaginado. Tuneu trabalha constantemente com contrastes e harmonias, criando diferentes relações com o espaço. A sugestão de movimento ou equilíbrio em sua obra deriva diretamente do contraste entre campos distintos de cor.

O historiador da arte Tadeu Chiarelli nota que, nas telas de Tuneu, as áreas geométricas se esforçam para romper com a dicotomia figura-fundo. No entanto, em muitas obras, uma forma quadrangular parece projetar-se como figura, rompendo a área previamente demarcada, criando uma sensação de movimento que ironicamente resgata a tradição cinética do concretismo. A produção mais recente do artista apresenta cores em tons mais rebaixados, conferindo um ar de melancolia à certeza geométrica onde estão encerradas.

Tuneu é considerado parte de um grupo de artistas que une a tradição pictórica paulista dos anos 1930 e 1940, representada por pintores como Rebolo, Bonadei e Volpi, à ruptura construtiva, criando uma ponte entre essas duas importantes vertentes da arte brasileira.


Saiba mais sobre a obra: (11) 9 9695-3218