Cena de Cangaço

Aldemir Martins

Cena de Cangaço Técnica mista , 1957 50 x 70 cm

Preço regular: R$20.000,00

Preço Promocional R$13.900,00



Traços Vibrantes do Nordeste Brasileiro

Aldemir Martins, nascido em Ingazeiras, Ceará, em 1922, e falecido em São Paulo em 2006, foi um artista multifacetado que deixou uma marca indelével na arte brasileira com suas pinturas, xilogravuras, aquarelas e ilustrações. Sua trajetória artística ganhou impulso em 1941, com a construção do Centro Cultural de Belas Artes de Fortaleza, ao lado de figuras renomadas como Antonio Bandeira e Raimundo Cela. Esse espaço, posteriormente denominado Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, tornou-se um epicentro de exposições e aprendizado artístico.

A mudança de Martins para o Rio de Janeiro em 1945 e, pouco depois, para São Paulo, foi um marco em sua carreira, culminando em sua primeira exposição individual. Em São Paulo, entre 1949 e 1951, participou de seminários no MASP sob a tutela de Pietro Maria Bardi e aprendeu técnicas de gravura com Potty Lazzarotto. Seu reconhecimento veio em 1959, quando foi premiado no Salão Nacional de Arte Moderna, o que lhe permitiu uma estadia de dois anos na Itália.

O trabalho de Martins é notável por sua arte figurativa, caracterizada por um repertório temático consistente que inclui representações vibrantes de pássaros, especialmente galos; gatos, flores, frutas e cangaceiros. Suas pinturas são distintas pelo uso de cores vivas e contrastantes, capturando a essência e a vivacidade da cultura nordestina. Aldemir Martins é lembrado por sua habilidade em retratar a riqueza da vida e da natureza brasileira, tornando-se uma figura emblemática no panorama artístico do país.


BLOG BLOMBÔ