Sérvulo Esmeraldo

Sérvulo Esmeraldo

Brasil - 1929 - 2017

Sérvulo Esmeraldo nasceu no Crato, Ceará, em 1929, e faleceu em Fortaleza, Ceará, em 2017. O artista iniciou sua trajetória como pintor e gravurista, seguindo a tradição nordestina da xilogravura. Nos anos 50, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou na montagem da primeira Bienal de São Paulo e realizou sua primeira exposição individual no Museu de Arte Moderna (MAM-SP). Essa exposição lhe rendeu uma bolsa de estudos do governo francês para estudar na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, onde teve a oportunidade de aprender com Johnny Friedlaender e se especializar no trabalho de Albrecht Dürer (1471-1528).

Durante sua estadia em Paris, Esmeraldo se interessou progressivamente pela arte construtiva, aproximando-se de artistas como Julio Le Parc e Jesús Rafael Soto, inspirando-se nos ideais da arte cinética e do concretismo. Sua série mais conhecida, "Excitáveis", foi desenvolvida nesse período e consistia em peças de acrílico que se moviam ao contato com a eletricidade estática das mãos do espectador.

A vivência em Paris possibilitou que o artista alcançasse reconhecimento internacional. Retornando ao Brasil no final dos anos 70, Esmeraldo concentrou sua produção em esculturas metálicas monumentais. Em 1986, idealizou e organizou a 1ª Exposição de Escultura Efêmera de Fortaleza. Destacou-se em diversas exposições, incluindo três Bienais de São Paulo, e grande parte de sua produção (cerca de quarenta obras) figura como patrimônio público no Estado do Ceará. Sua obra faz parte de coleções públicas e privadas no Brasil e no exterior.

Em 2011, a Pinacoteca do Estado de São Paulo organizou uma importante retrospectiva de sua obra. Sérvulo Esmeraldo faleceu em fevereiro de 2017, em Fortaleza, pouco antes de completar 88 anos.

Fontes:
Foto: https://carbonogaleria.com.br/obra/sem-titulo-87#biografia

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista