Sebastião Januário

Sebastião Januário

Sebastião Januário nasceu em Dores de Guanhães, Minas Gerais, em 1939. Pintor e desenhista, mudou-se para o Rio de Janeiro aos 17 anos, em 1956, onde começou a trabalhar como garçom. Em 1957, devido ao seu alistamento militar, abandonou o emprego e teve alguns de seus desenhos adquiridos por dois oficiais, o que lhe abriu portas para o mundo da arte. Seu talento foi reconhecido pelo Brigadeiro Délio Matos, que o recomendou para trabalhar como empregado doméstico do casal Mauro Brandão. Foi nessa época que Januário conheceu os pintores José Paulo Moreira Fonseca e Carlos Scliar (1920-2001), sendo que este último comprou algumas de suas obras e o incentivou a seguir uma carreira artística.

Com a ajuda de Carlos Scliar, Sebastião Januário ingressou no curso livre de pintura ministrado por Ivan Serpa (1923-1973) no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) na década de 1960. Embora tenha cursado a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) por um breve período, também teve aulas de desenho com Eduardo Sued (1925) e Oswaldo Teixeira (1905-1974) no Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro.

Entre 1964 e 1966, Sebastião Januário estudou pintura no Musée D'Art Moderne de Paris [Museu de Arte Moderna de Paris], na França, onde aprimorou suas habilidades e expandiu sua visão artística. Suas obras, caracterizadas por um forte uso de cores e formas, refletem a influência de seus estudos e da convivência com grandes nomes da arte brasileira e internacional.

Sebastião Januário é um exemplo de talento e perseverança, tendo superado inúmeras dificuldades para se tornar um respeitado pintor e desenhista. Sua trajetória é marcada pela dedicação à arte e pelo apoio de mentores que reconheceram e incentivaram seu potencial.

Fontes:
Texto: Pesquisa e curadoria Blombô, com apoio de inteligência artificial para redação e estruturação de conteúdo.

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista