Sante Scaldaferri

Sante Scaldaferri

Sante Scaldaferri nasceu em Salvador, Bahia, em 1928. Ele é um pintor, gravador, tapeceiro, ator, cenógrafo e professor renomado. Em 1957, formou-se em pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na mesma instituição, estudou a técnica de encáustica com Rescála e fez curso livre de gravura com Mario Cravo Júnior. Scaldaferri foi fundamental na implantação de centros de formação artesanal em Salvador, vinculados ao Serviço Social do Comércio (Sesc), ao Serviço Social da Indústria (Sesi) e à Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.

Durante a década de 1950, atuou como cenógrafo em produções do cinema novo e como ator em filmes de Glauber Rocha. No início de sua carreira artística, ele se dedicou a retratos e pinturas de temática social. Entre 1960 e 1964, foi assistente artístico da arquiteta Lina Bo Bardi e professor na Escola da Criança do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA). Scaldaferri também criou vários painéis para espaços públicos em Salvador.

Em 1997, ele publicou o livro Os Primórdios da Arte Moderna na Bahia, pela Fundação Casa de Jorge Amado. No ano 2000, foi lançado o vídeo Sante Scaldaferri - A Dramaturgia dos Sertões, com fotografia de Mario Cravo Neto e direção de Walter Lima. Em 2001, o vídeo Sante Scaldaferri: Erudito e Popular, dirigido por Maria Ester Rabello, também foi lançado. Em 2003, a Fundação Casa de Jorge Amado publicou o livro Sante Scaldaferri: Desenhos, consolidando ainda mais sua importância no cenário artístico brasileiro.

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista