Giovanni Battista Piranesi

Piranesi

Itália - 1720 - 1778

Giovanni Battista Piranesi nasceu em 4 de outubro de 1720 em Mogliano, Veneto, perto de Treviso, na então República de Veneza, e morreu em Roma em novembro de 1778. Foi um dos grandes mestres da gravura no século XVIII, célebre por sua abordagem humanística. Piranesi foi também um brilhante desenhista, um respeitado teórico e fisiocrata, além de um engenheiro hidráulico e arqueólogo renomado.

Nascido em uma família com grande interesse pela arte e, em particular, pela arquitetura, Piranesi iniciou seus estudos de desenho muito jovem. Ele apreciava particularmente a perspectiva e o tema do classicismo na teoria. Seus desenhos e gravuras revelavam um grande talento na combinação de perspectivas dramáticas com uma arquitetura maneirista e profundamente neoclássica.

Aos 15 anos, viajou para o sul da Itália para estudar a memorável arte greco-romana, abundante na região. Piranesi empenhou-se em criar excelentes trabalhos que retratavam e estudavam a arte classicista, demonstrando suas habilidades arqueológicas.

Com vinte anos, Piranesi mudou-se para Roma, onde finalmente entrou em contato com as antigas ruínas romanas, incluindo o Coliseu, e com a arquitetura urbana barroca. Ele iniciou uma série de desenhos e gravuras que retratavam essencialmente interiores de palácios e prisões, que hoje são altamente valorizados comercialmente.

Os desenhos e gravuras de Piranesi influenciaram o estilo de muitos artistas e escritores da Idade Moderna. Muitos desenhistas neoclássicos e escritores do baixo romantismo reorganizaram sua visão do mundo com base na obra de Piranesi. Ele inaugurou um próspero ateliê em Roma, que se tornou um ponto de referência na cidade. Após sua morte, sua obra foi amplamente explorada e reproduzida por seus contemporâneos e continuada por vários seguidores.

Fontes:
Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Battista_Piranesi

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista