Luiz Sacilotto

Luiz Sacilotto

- 1924 - 2003

Luiz Sacilotto nasceu em Santo André, São Paulo, e se destacou como um dos principais nomes do concretismo no Brasil. Ele começou seus estudos em pintura na Escola Profissional Masculina do Brás entre 1938 e 1943 e continuou com aulas de desenho na Associação Brasileira de Belas Artes de 1944 a 1947. Desde o início, Sacilotto demonstrou uma recusa aos padrões acadêmicos e uma aproximação com a estética do Grupo Santa Helena.

A partir de 1944, Sacilotto desenvolveu um trabalho com forte caráter expressionista, que se intensificou até 1948, marcado por cores e formas vibrantes. Em 1945, ele retomou o contato com seus colegas Marcelo Grassmann e Octávio Araújo, formando o Grupo Expressionista junto com Andreatini e Carlos Scliar. Eles realizaram a mostra "4 Novíssimos" no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ) no Rio de Janeiro.

Sacilotto trabalhou no escritório de arquitetura de Jacob Ruchti em 1946 e participou da exposição "19 Pintores" na Galeria Prestes Maia, em São Paulo, onde conheceu Waldemar Cordeiro e Lothar Charoux. Posteriormente, fundaram o Grupo Ruptura, junto com Geraldo de Barros, Féjer, Leopoldo Haar, e Anatol Wladyslaw. Este grupo foi crucial para o desenvolvimento teórico e prático de sua obra, que, desde 1948, já mostrava uma consciência abstrato-construtiva.

Em 1963, ele foi um dos fundadores da Associação de Artes Visuais Novas Tendências. Luiz Sacilotto é considerado um dos principais artistas concretistas do Brasil e um precursor da Op Art no país, com uma pintura que explora fenômenos ópticos.

Fontes:
Foto: https://www.wikiart.org/pt/luiz-sacilotto

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista