Inima José de Paula

Inima De Paula

Desde 1937, o artista frequenta o Núcleo Antônio Parreiras em Juiz de Fora, Minas Gerais. Em 1940, muda-se para o Rio de Janeiro, onde se matricula nas aulas de Argemiro Cunha no Liceu de Artes e Ofícios, mas logo abandona os estudos. Passa a pintar com alguns ex-integrantes do Núcleo Bernardelli. Em 1944, transfere-se para Fortaleza, onde conhece artistas locais e participa da criação da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP). Retorna ao Rio de Janeiro em 1945 e expõe com Aldemir Martins, Antonio Bandeira e Jean-Pierre Chabloz na galeria Askanasy.

Em 1948, com o apoio de Candido Portinari, realiza sua primeira exposição individual no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RJ). Em 1950, ganha o prêmio de viagem ao país no Salão Nacional de Belas Artes (SNBA) e, no ano seguinte, viaja e expõe na Bahia. Em 1952, recebe o prêmio de viagem ao exterior do Salão Nacional de Arte Moderna (SNAM). Entre 1954 e 1956, em Paris, assiste a cursos na Académie de la Grande Chaumière e na École Normale Supérieure des Beaux-Arts, e também frequenta as aulas de André Lhote e Gino Severini.

Ao retornar ao Brasil, inicia a produção de pinturas abstratas, algumas das quais são exibidas na 5ª Bienal de São Paulo. Na primeira metade dos anos 1960, muda-se para Belo Horizonte e retoma a pintura figurativa. Em 1998, é criada a Fundação Inimá de Paula em Belo Horizonte, consolidando seu legado no cenário artístico brasileiro.

Fontes:
Texto: Pesquisa e curadoria Blombô, com apoio de inteligência artificial para redação e estruturação de conteúdo.

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista