Nicola

Nicola

Brasil - 1930 - 2007

Nicola iniciou sua formação artística em 1954, frequentando o curso para professores de desenho na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e o Atelier-Abstração, de Samson Flexor, em São Paulo. Durante este período, conheceu Jacques Douchez, com quem fundou, em 1957, o Ateliê Douchez-Nicola de tapeçaria, ativo até 1980. Juntos, eles produziram tapeçarias que evoluíram de planas para tridimensionais.

Realizou estágios em renomadas manufaturas europeias, incluindo a famosa Aubusson na França. Em 1961, apresentou uma mostra individual no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Participou de várias edições da Bienal de São Paulo (7ª, 8ª, 9ª, 11ª e 13ª), além de expor suas obras internacionalmente, como na Galeria da O.E.A. em Washington, em 1973, e no Museu Nacional de Belas Artes do México. Nesse mesmo ano, recebeu o prêmio da categoria tapeçaria da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Além de suas contribuições artísticas, Nicola foi um importante colecionador e estudioso da arte plumária brasileira, produzindo a exposição "Arte Plumária no Brasil" em 1980, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). Nos anos 1990, começou a explorar a gravura através do computador, apresentando algumas dessas obras no Club Athletico Paulistano, em São Paulo, no ano 2000.

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista