Gregório Gruber

Gregório Gruber

Brasil - 1951

Gregório Gruber surgiu no cenário artístico em fins dos anos 70 como desenhista e gravador, coincidindo com a volta da figuração e da pintura. Depois de entrar na faculdade de Artes Plásticas, na FAAP em São Paulo, viajou para a Europa e frequentou diversos cursos de artes em diferentes cidades como Paris, Londres e Amsterdam.

Em 1974, a convite de Pietro Maria Bardi, voltou ao Brasil para realizar sua primeira mostra individual no MASP. A partir daí participou de diversas bienais, mostras em museus e de exposições em galerias pelo mundo todo. Entre suas principais mostras estão: XV Bienal Internacional de São Paulo, Bienal de Paris, O Desenho Moderno no Brasil e Retratos e Auto-Retratos na Coleção Gilberto Chateaubriand. Foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte em Melhor gravura, ganhou o Prêmio de Aquisição no Salão Nacional de Artes Plásticas e, pela FUNARTE, foi premiado no 10º Salão Paulista de Arte Contemporânea.

Em 1989 passou a criar também em seu estúdio em Barcelona onde ampliou seus recursos técnicos produzindo esculturas, pinturas matéricas e cenografias. Atualmente reside em São Paulo e na Serra da Cantareira, onde mantém um estúdio desde os anos 80, trabalhando com as mais variadas técnicas, como pintura a óleo e acrílica, escultura em argila e madeira, litografia, gravura em metal e assemblage.

Fontes:
Texto: Website do artista: http://gregoriogruber.com.br/biografia/

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista