Fernando Arias

Fernando Arias

Colômbia - 1963

Fernando Arias, nascido em 1963 em Armênia, Colômbia, é um artista visual cuja obra questiona continuamente a condição humana através de filmes, fotografias, instalações e intervenções. Seu trabalho frequentemente aborda temas como conflito, sexualidade, religião e política. Atualmente, Arias vive entre Bogotá e a costa pacífica de Chocó, onde lidera projetos artísticos interdisciplinares por meio de sua fundação, Mais Arte Mais Ação, em colaboração com artistas e escritores que exploram questões sociais e ambientais.

Em 1994, foi premiado com o Prêmio Nacional de Arte da Colômbia e, em 1999, representou a Colômbia na 48ª Bienal de Veneza. Participou também da 3ª Bienal de Bogotá, da 5ª e 8ª Bienal de Havana, da 2ª Bienal da Mercosul e da 1ª Bienal de Tirana.

Arias recebeu várias bolsas e prêmios, incluindo parcerias com Arts Collaboratory e a Mais Arte Mais Ação, o prêmio da Fundação Príncipe Claus, diversos apoios do Conselho de Artes da Inglaterra, e o prêmio Space Studios, entre outros.

Suas exposições individuais foram realizadas em locais como a Galeria NCArte em Bogotá, a Galeria East Central em Londres, e a Galeria de Arte Moderna em Glasgow. Participou de inúmeros festivais de cinema e vídeo, e suas obras fazem parte de coleções renomadas como a Daros Latinamerica, Zurique; Victoria&Albert Museum, Londres; e Museu de Arte Moderna, Bogotá.

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista