Eliana Kertész

Eliana Kertész

Maria Eliana Pires Mascarenhas Kertész, nascida em Conceição da Feira em 14 de maio de 1945 e falecida em Salvador em 26 de março de 2017, foi uma influente artista plástica brasileira. Além de sua formação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia, Eliana Kertész teve uma carreira política notável, sendo eleita em 1982 a vereadora mais votada de Salvador pelo PMDB, com 17,3% dos votos válidos. Em dezembro de 1985, licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria da Educação e Cultura de Salvador durante a segunda gestão de seu ex-marido, Mário Kertész (1986-1989).

No campo das artes, Eliana Kertész é especialmente lembrada por suas esculturas representando figuras femininas volumosas, que se tornaram ícones culturais, como as instaladas no bairro de Ondina, em Salvador. Suas obras são celebradas por celebrar a forma feminina com uma expressão alegre e exuberante.

Eliana Kertész faleceu em Salvador, aos 71 anos, vítima de câncer, deixando um legado significativo tanto na política quanto nas artes visuais brasileiras.

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista