Eliana Anghinah

Eliana Anghinah

Eliana Anghinah Raicher, nascida em São Paulo, é uma pintora, papeleira e gravadora com uma trajetória marcante nas artes plásticas desde a década de 1970. Encontrou na natureza a matéria-prima para sua arte, priorizando o uso do papel como linguagem artística. Aprendeu técnicas de gravura em metal com Evandro Carlos Jardim e aprimorou seus conhecimentos em desenho com Amélia Toledo na FAAP. Na Universidade de Arte Internacional de Veneza, Itália, estudou pintura com Mario de Luigi. Foi incentivada pela renomada artista ítalo-brasileira Maria Bonomi a explorar as potencialidades do papel em sua arte.

Em 1992, Eliana começou a trabalhar com papel no ateliê experimental Francesc Domingo no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Sua carreira inclui participações em inúmeras exposições no Brasil e internacionalmente, em países como República Tcheca, Bulgária, China e Portugal.

Um marco em sua carreira foi em 1996, quando, convidada pelo artista Hata Yutaka, viveu em Imadate-cho, uma vila de produtores de papel na província de Fukui, Japão. Lá, ela trabalhou com washi, papel tradicional japonês, e desenvolveu obras com fibras de bananeira. Essa experiência aprofundou seu engajamento com o papel e ampliou suas técnicas.

Eliana é membro associado da Iapma (International Association of Hand Papermakers and Paper Artists) e da North American Hand Papermakers (NAHP). Atualmente, desenvolve seus projetos em seu estúdio, onde destaca-se o trabalho "Circulares", refletindo a continuidade de sua pesquisa e prática na arte do papel.

Fontes:
Foto: https://www.saatchiart.com/elianaanghinah

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista