Daniel Senise

Daniel Senise

Brasil - 1955

Daniel Senise Portela (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1955) é um destacado pintor e gravador brasileiro. Começou seus estudos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage) em 1980 e posteriormente tornou-se professor no Núcleo de Pintura da mesma instituição de 1986 a 1991. Aprendeu com mestres como John Nicholson e Luiz Aquila e fez parte da exposição emblemática "Como Vai Você Geração 80?". Sua primeira exposição individual aconteceu na Galeria do Centro Empresarial Rio em 1984, e no mesmo ano, ele se juntou ao Ateliê da Lapa com outros artistas renomados.

Ganhou reconhecimento significativo em 1985 ao participar da Grande Tela da 18ª Bienal Internacional de São Paulo. Em 1986, foi agraciado com a medalha de ouro na 1ª Bienal Latino-Americana de Arte sobre Papel. Em 1997, Senise assumiu o papel de coordenador das galerias do Centro Cultural Light, no Rio de Janeiro.

O livro "Daniel Senise: Ela que não Está" foi publicado em 1998 pela editora Cosac & Naify, contendo textos de Ivo Mesquita, Dawn Ades e Gabriel Pérez-Barreiro. Em 2002, o livro "The Piano Factory" foi lançado pela Andrea Jakobsson Estúdio Editorial com contribuições de Agnaldo Farias e Alexandre Mello, focando em sua produção mais recente. Senise realizou exposições individuais notáveis como na Estação Pinacoteca em São Paulo em 2009, na Gallery 32 em Londres em 2010, e na Galeria Vermelho em São Paulo em 2014.

Fontes:
Foto: http://glamurama.uol.com.br/galeria/daniel-senise-inaugurou-exposicao-inedita-no-rio/

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista