Piza
AP 96 - FAVOR CONSULTAR DISPONIBILIDADE ANTES DE EFETUAR A COMPRA
Outra
,
1996
7.5 x 6.5 cm
Arthur Luiz Piza (São Paulo, SP, 1928 - 2017) foi um renomado gravador, desenhista e escultor brasileiro.
Arthur Luiz Piza iniciou sua formação artística em 1943, estudando pintura e afresco com Antonio Gomide. Em 1951, participou da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, evento que marcou sua decisão de se mudar para Paris, onde aprimorou suas técnicas de gravura em metal, água-forte, talho-doce, água-tinta e ponta-seca, sob a orientação de Johnny Friedlaender.
Em 1953, voltou a expor na 2ª Bienal Internacional de São Paulo, onde recebeu o prêmio aquisição. Na 5ª Bienal, em 1959, foi agraciado com o grande prêmio nacional de gravura. Durante esse período, Piza começou a explorar a técnica de relevo, picotando suas aquarelas e utilizando os fragmentos em colagens sobre diversos materiais, como tela, papel, cobre e madeira. Ele também experimentou criar relevos de metal sobre sisal, além de produzir peças tridimensionais em grande escala, trabalhos em porcelana e ourivesaria.
Além de sua produção artística, Piza ilustrou diversos livros de tiragens reduzidas e, no final dos anos 1980, criou um mural tridimensional para o Centro Cultural da França em Damasco, na Síria. Em 2002, duas grandes retrospectivas de sua obra foram apresentadas na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, em Porto Alegre, destacando a importância e a abrangência de sua carreira artística.