José Damasceno - Sem título - 1998 - Nanquim e letraset sobre papel - 32 x 43 cm - Etiqueta da Galeria Camargo Vilaça no verso.(1)

José Damasceno

Sem título Nanquim sobre Papel , 1998 32 x 43 cm

Etiqueta da Galeria Camargo Vilaça no verso.

R$8.800,00



José Damasceno Albues Júnior, nascido em 1968 no Rio de Janeiro, é um proeminente escultor brasileiro. Inicialmente matriculado no curso de arquitetura na Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, ele não chegou a concluir a graduação, optando pelas artes plásticas no início dos anos 90. Em 1989, ele foi laureado com o Prêmio Cidade no 14º Salão de Arte de Ribeirão Preto e, em 1993, ganhou o prêmio aquisição do 13º Salão Nacional de Artes Plásticas da Funarte.

Nesse mesmo ano, Damasceno estreou sua primeira instalação, "Método para Arranque e Deslocamento", na Galeria Sérgio Porto no Rio de Janeiro. Seu trabalho caracteriza-se pela exploração dos limites da forma escultórica utilizando materiais industriais, como estopa, madeira, concreto e alumínio. Em 1995, foi reconhecido internacionalmente com o Prêmio Unesco Pour la Promotion des Arts em Paris, e também recebeu o Price Waterhouse na mostra Panorama da Arte Brasileira, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP).

A partir do ano 2000, a obra de Damasceno ganhou destaque internacional. Produziu séries de esculturas que interagem com o espaço expositivo, exemplificado em "Durante o Caminho Vertical", de 2001. Participou de importantes eventos internacionais, como a 25ª Bienal Internacional de São Paulo em 2002, com a instalação "Trilha Sonora", e a 51ª Bienal de Veneza em 2005, com "O Final do Eclipse".