Quintal
Xilogravura
Assinada no canto inferior direito
32 x 40 cm com paspatour
Renina Katz Pedreira, conhecida como Regina Katz, nasceu no Rio de Janeiro em 1925. É uma renomada gravadora, aquarelista e desenhista brasileira. Juntamente com Edith Behring e Fayga Ostrower, faz parte da geração de gravadoras que o historiador da arte Geraldo Edson de Andrade denomina "matriarcado da gravura no Brasil" .
Katz iniciou sua carreira na década de 1940, pintando retratos e paisagens do Rio de Janeiro. Em 1946, começou a estudar xilogravura com o gravador austríaco Axl Leskoschek. Entre 1947 e 1950, cursou pintura na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e obteve licenciatura em desenho pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Incentivada pelo artista Poty Lazzarotto, estudou gravura em metal com Carlos Oswald na Escola de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.
Após se mudar para São Paulo em 1951, Katz lecionou pintura e gravura no Museu de Arte de São Paulo de 1952 a 1955 e na Fundação Armando Álvares Penteado de 1953 a 1963. Durante este período, dedicou-se principalmente à xilogravura e ao linóleo, produzindo gravuras figurativas com forte apelo social no estilo do realismo social, retratando migrantes, trabalhadores rurais e moradores de favelas.
Na década de 1960, Katz adotou um estilo mais abstrato, dedicando-se à pintura e ao desenho e explorando a cor através da serigrafia. Ela chegou a gravar até cinco matrizes e aplicar até oito cores diferentes para obter os efeitos desejados. Sobre esse processo, afirmou: "a cor surgiu da evolução do trabalho, e a multiplicação das matrizes trouxe a possibilidade de explorar vários valores tonais". Durante a década de 1970, começou a trabalhar com litografia, que se tornou seu meio favorito.
Em 1965, tornou-se professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), onde obteve os títulos de mestrado e doutorado. Sua tese de mestrado de 1979 foi o primeiro trabalho acadêmico na USP apresentado como uma série de serigrafias. Da mesma forma, sua tese de doutorado de 1982, composta por 13 litografias, foi a primeira dissertação não verbal apresentada no departamento.
Devido a problemas de saúde, Katz teve que abandonar a gravura, focando-se nas aquarelas. Ela explicou: "Como a gravura exige força física, com o tempo tornou-se cada vez mais difícil trabalhar com ela".