Artes VisuaisCultura

Blombô. De onde surgiu esse nome mesmo?

Paula Reis por Paula Reis
Panorama da caverna Blombos, na África do Sul. Imagem: MAGNUS HAALAND

Concordamos que Blombô não é dos nomes mais fáceis e muita gente nos pergunta qual seu significado. Pois bem, já era hora de fazermos um post especialmente dedicado a explicar esse mistério. E é bem interessante!

Existe uma caverna na África do Sul localizada a 300km da Cidade do Cabo chamada Blombos. A caverna é o mais antigo ateliê de pintura do mundo, e é a prova de que a inteligência e a sofisticação criativa do homem moderno são características bem mais antigas do que se imaginava. Blombos é quase tão antiga quanto o próprio Homo sapiens, com 100 mil anos de idade, e era um local destinado a produzir e armazenar tintas de várias cores. 

Os arqueólogos encontraram diversos artefatos em Blombos, além das tintas: joias consideradas as mais antigas do mundo, o mais antigo exemplar de arte abstrata, uma pequena lasca de pedra marcada por linhas entrecruzadas vermelhas considerada o mais antigo desenho humano. Logo, podemos dizer que foi a primeira galeria de arte do mundo.

Blombos é a prova de que a arte acompanha a humanidade desde sempre, e para sempre. E, como disse Ferreira Gullar, “A Arte existe porque a Vida não basta”.

Fontes:
 
Paula Reis

Paula Reis

Publicitária
Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

Deixe uma resposta