Artes VisuaisCulturaEventos e Exposições

Bispo do Rosário: o artista não artista

Paula Reis por Paula Reis

Arthur Bispo do Rosário (1911 – 1989) passou 50 anos de sua vida entre idas e vindas de manicômios. Diagnosticado como esquizofrênico-paranóico, produzia suas peças dizendo que essa era uma tarefa imposta pelas vozes que dizia ouvir. Assim, intercalando períodos de internação e de trabalhos diversos como na Marinha Brasileira ou na companhia de eletricidade Light, foi criando com o que tinha à mão: bordava usando a linha do uniforme de interno que desfiava, lençóis, roupas, pegava canecas de alumínio, colheres, caixas de madeira e tudo mais que pudesse lhe servir. Para ele não era arte, mas sim um inventário a ser deixado para o dia do Juízo Final. Foi apenas no ano de 1980, com uma reportagem do programa de tv Fantástico sobre a situação da Colônia Juliano Moreira e que mostrava suas obras agrupadas no quartinho em que vivia, que chamou a atenção como artista visual. Dois anos depois, o crítico de arte Frederico Morais incluiu suas obras na exposição “À Margem da Vida”, realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

A partir de sábado 7 de setembro, entra em cartaz a mostra Bispo do Rosário: as coisas do mundo, que pretende apresentar ao público do interior paulista o artista não artista, que nega sua condição de criador. São 50 trabalhos que indicam a sua insistência de pertencer ao mundo da produção, criando coisas da vida cotidiana e também a sua maneira de nos contar da sua passagem pela vida terrena.

Bispo do Rosário: as coisas do mundo
07.09.2019 a 07.09.2020
FAMA
Quarta-feira a domingo, de 10h às 17h
Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09
Vila São Francisco, Itu – SP

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária
Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

Deixe uma resposta