Augusto De Campos

Augusto De Campos

Brasil - 1931

Augusto Luís Browne de Campos, nascido em São Paulo em 1931, é um renomado poeta, tradutor, crítico literário e musical, e ensaísta. Formado em direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, Campos iniciou sua jornada literária publicando poemas na Revista Brasileira de Poesia em 1949. Em 1951, lançou seu livro de estreia, "O Rei Menos o Reino". No ano seguinte, desvinculou-se do Clube de Poesia e foi cofundador do grupo Noigandres, que deu origem ao movimento da poesia concreta junto com Haroldo de Campos e Décio Pignatari.

Campos teve papel fundamental na difusão da poesia concreta, participando da 1ª Exposição Nacional de Arte Concreta em 1956 no MAM/SP. Internacionalmente, representou o Brasil em exposições em Stuttgart e Tóquio, consolidando seu nome como uma figura chave na poesia de vanguarda.

Durante a década de 1960, Campos também atuou como editor da revista literária Invenção, que contou com colaborações de nomes notáveis da literatura brasileira. Em 1974, co-criou a "Caixa Preta", um conjunto de poemas visuais e objetos manipuláveis, em colaboração com o artista plástico Júlio Plaza.

Como tradutor, Campos introduziu ao público brasileiro obras de Ezra Pound, James Joyce, E.E. Cummings, entre outros. Seu interesse pela música de vanguarda também se refletiu em publicações sobre compositores contemporâneos e na sua análise da bossa nova e tropicália na música popular brasileira.

Augusto de Campos continua a ser uma figura influente na literatura e na cultura brasileira, com obras que atravessam gerações e fronteiras.

Fontes:
Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_de_Campos

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista