Wifredo Lam

Wifredo Lam

Cuba - 1902 - 1982

(Sagua la Grande, 1902 - Paris, 1982).
Pintor cubano.Aos 14 anos, ele se estabeleceu com sua família em Havana, onde estudou Belas Artes e, entre 1920 e 1923, participou do salão da Associação de Pintores e Escultores de Havana. Neste último ano mudou-se para Madri, onde teve como professor Sotomayor; Dois anos depois ele se casaria com a espanhola Eva Piris, de quem ele teria um filho. Ambos morreram pouco antes da guerra civil, na qual Lam participou ativamente do lado republicano. A tragédia familiar e a tragédia coletiva da guerra deixaram em Lam uma postura dramática que sempre se notará em seu trabalho.
Em 1928 viajou para Paris, onde conheceu Picasso. Através dele, ele entrou em contato com inúmeros artistas do momento, entre eles Leiris, Joan Miró , Léger, Matisse, Tzara, Eluard, Braque e Pierre Loeb. O último organizou a primeira exposição da Lam em Paris. Neste estágio cubista, Lam sintetiza suas emoções pintando personagens isolados, esquemáticos, enfrentando a intensidade da vida; A austeridade da imagem é acentuada pelo uso sóbrio da cor. Dentro do universo cubista e construtivista, Lam seguiu uma linha singular de grande clareza expressiva.
Por ocasião da guerra européia, ele foi forçado a retornar a Cuba, onde ele quase não se sentiu conectado. No entanto, esse retorno forçado definitivamente enriqueceu o pintor. Por um lado, o encontro com a cultura afro-caribenha; Ao mesmo tempo, ele estava relacionado aos surrealistas que naqueles anos pousaram no Caribe. Em 1943, expôs na Galeria Pierre Matisse em Nova York o trabalho La Jungla , que foi adquirido pelo Museu de Arte Moderna.
A partir de 1946, quando ele voltou para a França, ele dividiu seu tempo entre Cuba, Nova York e Paris, até finalmente se estabelecer na capital francesa. A grande série de pinturas totémicas e míticas em que ele estava trabalhando desde o seu primeiro retorno a Cuba o consagrou como pintor da fama mundial.

Fonte:
Foto: http://talent.paperblog.com/wifredo-lam-biografia-2352692/
Texto: https://www.biografiasyvidas.com/biografia/l/lam.htm

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

1 Item(s)

  • Wifredo Lam

    Croiseur noir

    Avaliação:

    R$20.000,00
    Por Wifredo Lam Croiseur noir

    Medidas

    Altura: 23 cm

    Largura: 18 cm

    Descrição

    Técnica: Outra

    Assinatura: Assinada no canto inferior direito e numerada no canto inferior esquerdo

    Estado de conservação: Bom

1 Item(s)