Waltércio Caldas

Waltércio Caldas

Brasil - 1946

Waltercio Caldas Júnior (Rio de Janeiro, RJ, 1946) é um renomado escultor, desenhista, artista gráfico e cenógrafo brasileiro. Sua formação artística começou em 1964, quando estudou pintura com Ivan Serpa no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Entre 1969 e 1975, Caldas explorou o caráter conceitual em seus desenhos, objetos e fotografias, destacando-se no cenário da arte contemporânea brasileira.

Na década de 1970, Caldas lecionou no Instituto Villa-Lobos, coeditou a revista Malasartes, e integrou a comissão de Planejamento Cultural do MAM/RJ. Ele também participou da publicação A Parte do Fogo e coassinou, com Carlos Zilio, Ronaldo Brito e José Resende, o artigo "O Boom, o Pós-Boom, o Dis-Boom" no jornal Opinião.

Sua obra foi analisada no livro Aparelhos (1979), com ensaio de Ronaldo Brito, e no Manual da Ciência Popular (1982), publicado pela Funarte. Em 1986, sua produção foi foco do vídeo Apaga-te Sésamo, dirigido por Miguel Rio Branco. Caldas recebeu o Prêmio Mário Pedrosa da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) em 1993, por uma exposição individual no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) no Rio de Janeiro.

Em 1996, lançou O Livro Velázquez e realizou a exposição Anotações 1969/1996 no Paço Imperial, onde apresentou seus cadernos de estudos pela primeira vez.

Fontes:
Foto: http://glasstire.com/2012/05/12/interview-with-waltercio-caldas/

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista