Walter Lewy

Walter Lewy

Walter Lewy (Bad Oldesloe, Alemanha, 1905 - São Paulo, SP, 1995) foi um gravador, pintor, ilustrador, paisagista, desenhista e publicitário alemão-brasileiro. Estudou na Escola de Artes e Ofícios de Dortmund, Alemanha, entre 1923 e 1927, período em que se filiou à tendência do realismo mágico. Em 1928, participou de exposições coletivas em várias cidades alemãs, como Dortmund, Gelsenkirchen e Boclusim.

Com a crise econômica de 1929, Lewy perdeu seu emprego de desenhista em uma gráfica e foi viver com seus pais no interior, onde trabalhou como ilustrador de anedotas em jornais. Sua primeira exposição individual ocorreu em Bad Lippspringe em 1932, mas foi fechada quando a Câmara de Arte Alemã proibiu a participação de judeus na vida artística. Para escapar dessa situação opressora, Lewy imigrou para o Brasil em 1938, retomando profissionalmente a pintura. Infelizmente, deixou para trás centenas de trabalhos que foram enviados para a Holanda e perdidos durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

No Brasil, Lewy estabeleceu-se em São Paulo, onde nos primeiros anos trabalhou com desenho publicitário e, mais tarde, criou capas de livros e ilustrações para diversas editoras. Ilustrou obras de renomados autores como Bertrand Russell, Machado de Assis e Arnold Toynbee. Posteriormente, Lewy trabalhou como diagramador, letrista e arte-finalista em agências de propaganda como De Carli, Lintas Publicidade, Martinelli, Santos & Santos e Thompson Propaganda.

Lewy deixou um legado significativo na arte brasileira, combinando suas habilidades em diversas disciplinas artísticas e contribuindo para a literatura e publicidade do país.

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista