Victor Brecheret

Victor Brecheret

Brasil - 1894 - 1955

Victor Brecheret (São Paulo, SP, 1894 - São Paulo, SP, 1955), nascido Vittorio Brecheret, foi um dos mais destacados escultores brasileiros do século XX. Iniciou sua formação artística em 1912, estudando desenho, modelagem e entalhe em madeira no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Entre 1913 e 1919, aprimorou seus estudos em Roma, onde foi aluno do renomado escultor Arturo Dazzi.

Ao retornar ao Brasil, Brecheret estabeleceu seu ateliê no Palácio das Indústrias em São Paulo, onde foi descoberto pelos modernistas Di Cavalcanti, Hélios Seelinger, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, que passaram a promover seu trabalho. Em 1921, ganhou uma bolsa de estudos do Pensionato Artístico do Estado de São Paulo e viajou para Paris, onde entrou em contato com importantes escultores como Henry Moore, Emile Antoine Bourdelle, Aristide Maillol e Constantin Brancusi.

Mesmo estando na Europa, Brecheret participou da Semana de Arte Moderna de 1922 com 12 esculturas, tornando-se um dos principais representantes do movimento modernista no Brasil. Entre suas obras mais célebres está o Monumento às Bandeiras, iniciado em 1936 e inaugurado em 1953, em São Paulo, um marco da escultura pública brasileira.

Nos anos 1940 e 1950, sua produção se concentrou em esculturas para locais públicos, fachadas e baixos-relevos, destacando-se as obras que retratam a cultura indígena brasileira em terracota, bronze e pedra. O estilo de Brecheret, caracterizado por formas monumentais e síntese formal, marcou profundamente a arte moderna no Brasil.

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista