Ubirajara Ribeiro
Brasil - 1930 - 2002
Ubirajara Motta Lima Ribeiro (São Paulo, SP, 1930 - Idem, 2002) foi um aquarelista, gravador, pintor, professor e arquiteto brasileiro. Nascido em São Paulo, iniciou seus estudos em pintura com Vicente Mecozzi em 1948 e, entre 1952 e 1954, aprimorou suas habilidades artísticas sob a orientação de Pedro Corona, João Rossi e Waldemar da Costa. Em 1954, graduou-se em Arquitetura pela Universidade Mackenzie.
Em 1956, mudou-se para Salvador, onde frequentou o curso livre de gravura na Escola de Belas Artes da Universidade da Bahia, ministrado por Mario Cravo Júnior. Em 1960, conquistou uma bolsa de estudos do governo francês e estagiou no escritório dos renomados arquitetos Guillaume Gillet e Paul Chemetov em Paris.
Durante a década de 1960, Ubirajara foi parte do grupo dos cinco arquitetos-pintores, ao lado de Maurício Nogueira Lima, Flávio Império, Sérgio Ferro e Samuel Szpigel. Sua carreira acadêmica começou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie e na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).
Ubirajara Ribeiro teve uma carreira prolífica na arquitetura até meados da década de 1970, contribuindo com projetos significativos como a catedral presbiteriana em Brasília, a Refinaria de Mataripe em Salvador e o plano-diretor de Campos do Jordão, em São Paulo. Em parceria com Walter Maffei, participou do projeto de montagem da 11ª Bienal Internacional de São Paulo em 1971. No ano seguinte, estudou gravura em metal com Evandro Carlos Jardim na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
Em 1976, decidiu abandonar definitivamente a arquitetura para se dedicar inteiramente às artes plásticas. Em 1980, organizou a exposição "Papéis e Cia." no Paço das Artes, que levou à criação da Cooperativa de Artistas Plásticos de São Paulo, embora a cooperativa tenha sido extinta no mesmo ano.
Fontes:
Texto: Pesquisa e curadoria Blombô, com apoio de inteligência artificial para redação e estruturação de conteúdo.