Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo pelo WhatsApp.

Atendimento pelo WhatsApp
Thomaz Ianelli

Thomaz Ianelli

1932 - 2001

Thomas Ianelli (São Paulo, 1932 – São Paulo, 24 de setembro de 2001), pintor, gravador, aquarelista e desenhista, trabalhou como aprendiz em uma empresa de desenhos publicitários chamada Companhia de Anúncios em Bondes. Em 1950, passou a freqüentar o ateliê de seu irmão mais velho Arcângelo Ianelli (pintor, escultor e ilustrador) e a ter aulas de pintura na Associação Paulista de Belas Artes com Ângelo Simeone.
Em 1958, passou a fazer parte do Grupo Guanabara, participando das exposições coletivas. Dois anos depois fez sua primeira individual (Galeria de Arte das Folhas) e recebeu o prêmio Leirner; depois ganhou o Concurso Velázquez – instituído pela Embaixada da Espanha em homenagem ao terceiro centenário da morte do pintor – do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A partir de sua viagem para Europa seu trabalho passou a ter influências de artistas como Paul Klee e Karel Appel.
Viajou para o Peru para ministrar o curso de Arte e Desenho no Centro de Estudos Brasileiros.
Foi eleito e reeleito membro do conselho da AIAP, depois foi eleito presidente da APAP. Foi delegado do Brasil no Congresso Internacional de Artes Plásticas em Stuttgart (Alemanha). Viajou para Lisboa, Espanha, Itália e Suíça (nesse país trabalhou no ateliê de Rothrist produzindo séries de têmperas e gravuras em metal).
Coordenou o curso no Ateliê Livre da Universidade de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), foi integrante da comissão de Artes Plásticas da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e fez estudos em aquarela para a equipe de produção do filme Quarup no Mato Grosso.
Em 1981, produz séries de têmperas e gravuras em metal. Em 1997, ilustra o livro Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, publicado pela editora Bibla, e, em 2000, é lançado pela editora Berlendis & Verteccia o livro Pinturas de Thomaz Ianelli: arte para criança, de Alberto Goldin.
Recebeu diversos prêmios nas inúmeras exposições e mostras que participou como: Prêmio Itamaraty, Prêmio de Melhor Exposição do Ano concedido pela APCA na retrospectiva organizada pelo MASP, Medalha Cerimonies Celebration the Completion od Tókio Fuji Art Museum no MASP, Comenda Mérito Artístico e Cultural da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História.

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

Bem vindo! Escolha uma das opções abaixo: