Rubem Ludolf

Rubem Ludolf

Rubem Mauro Cardoso Ludolf (Maceió, AL, 1932 – Rio de Janeiro, RJ, 2010) foi um destacado pintor, arquiteto e paisagista brasileiro. Formou-se em 1955 pela Escola Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, hoje conhecida como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante esse período, Ludolf também frequentou as aulas de pintura livre de Ivan Serpa no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), uma influência importante em sua trajetória artística.

Em 1955, passou a fazer parte do Grupo Frente, um dos mais importantes coletivos artísticos de vanguarda da época. Entre 1956 e 1957, envolveu-se com o movimento concretista, que marcou profundamente sua produção artística. Além de seu trabalho como artista, Rubem Ludolf atuou como arquiteto no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), onde trabalhou de 1954 a 1990, concentrando-se principalmente em projetos de paisagismo.

Rubem Ludolf participou de cinco edições da Bienal Internacional de São Paulo entre 1955 e 1967, sendo premiado com o prêmio de aquisição em sua última participação. Em 1973, integrou a sala especial "Arte Construída: Homenagem a Waldemar Cordeiro" durante a 12ª edição da Bienal.

Fontes:
Texto: Pesquisa e curadoria Blombô, com apoio de inteligência artificial para redação e estruturação de conteúdo.

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista