Rodrigo Braga

Rodrigo Braga

Rodrigo Braga (n. 1976, Manaus) cresceu em Recife, onde se formou em Artes Visuais pela UFPE (2002). Atualmente, vive entre Paris e Rio de Janeiro.

Sua prática se desenvolve a partir de imersões em paisagens rurais, suburbanas e florestais em diferentes partes do mundo. Com uma abordagem profundamente corporal, suas criações se assemelham a rituais que ressignificam espaços e elementos naturais por meio de performances e construções manuais realizadas in situ. Utilizando principalmente fotografia e vídeo, Braga constrói uma iconografia que transita entre o real e o fantástico. Em instituições, realiza instalações site-specific de grande escala, enquanto em seu ateliê se dedica ao desenho e à escrita.

Seu trabalho possui forte carga subjetiva e, de forma indireta, aborda questões centrais das discussões socioambientais contemporâneas, expondo os conflitos entre a humanidade e o uso utilitário da natureza.

Expondo desde 1999, Braga foi indicado a diversos prêmios internacionais e recebeu importantes reconhecimentos no Brasil, como o Prêmio Marcantonio Vilaça Funarte (2009), o Prêmio PIPA (2012) e o Prêmio MASP Talento Emergente (2013). Participou da 30ª Bienal Internacional de São Paulo (2012) e, no ano seguinte, exibiu a obra Tônus no Cinema do MoMA PS1, em Nova York. Em 2016, realizou exposição individual no Palais de Tokyo (Prêmio SAM Art Projects), em Paris. Suas obras integram coleções públicas e privadas no Brasil e no exterior, incluindo MAM-SP, MAM-RJ e Maison Européenne de la Photographie, em Paris.

Fontes:
Texto: Pesquisa e curadoria Blombô, com apoio de inteligência artificial para redação e estruturação de conteúdo.

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista