Roberto De Lamonica

Roberto De Lamonica

Roberto De Lamonica nasceu em 1933 em Ponta Porã, Brasil. Inicialmente, ele se destacou como escultor, mas posteriormente encontrou na gravura um meio que combinava perfeitamente sua habilidade técnica, sua resposta apaixonada à linha e à forma, e sua excepcional capacidade de comunicar narrativas. Suas composições unem elementos díspares que expressam raiva, angústia, perda, perigo, luta, fuga e ameaça, tanto pessoais quanto ecológicas. Seus personagens, humanos e não humanos, representam realidades fraturadas ou sonhos febris.

Além de ser um praticante e inovador significativo, De Lamonica tornou-se um dos mais importantes professores de artes gráficas na América e no exterior na última parte do século XX.

Coleções e Reconhecimento:
Seu trabalho está presente nas coleções permanentes do Metropolitan Museum of Art, Museum of Modern Art (MOMA), Brooklyn Museum e Guggenheim Museum, todos na cidade de Nova York. Suas obras também fazem parte da Library of Congress e do Smithsonian em Washington, DC, do Harry Ransom Center na University of Texas em Austin, e do Stedelijk Museum em Amsterdã. Outras cidades que abrigam seus trabalhos incluem Varsóvia e São Paulo.

Legado:
Com o crescente interesse pela arte latino-americana, a obra de De Lamonica está finalmente ganhando o destaque que merece. O mercado para a arte latino-americana está em alta, e há uma expectativa crescente para reintroduzir suas obras distintivas a um número maior de colecionadores e curadores.

Fontes:
Foto: https://www.guiadasartes.com.br/roberto-de-lamonica/artista

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista