roberta goldfarb

roberta goldfarb

Brasil

Roberta Goldfarb nasceu em São Paulo, em 1978. É formada em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP- SP), com especializações em fotografia pelo Senac (São Paulo), La Escuela de la Imagen y el Diseño e Centre Cívic Pati Llimona (Barcelona) e Internacional Center of Photography (Nova Iorque). Trabalhou com publicidade, moda, retratos e fotojornalismo, sem deixar de explorar o olhar para as artes. Em 2002, apresentou sua primeira individual no Espaço Just em Barcelona; a mostra era composta de uma série de fotografias de paisagens brasileiras produzidas entre 1996 e 2001. Em 2004 fez parte da Mostra Fotográfica MOFO, integrante do FotoArte 2004, em Brasília. Idealizou a Oficina de Fotografia, que integra a Ação Social do Rally dos Sertões, e a dirigiu durante três anos.
Convidada pelo canal e empresa Discovery, desenvolveu retratos reunidos nas mostras. Há uma mãe em cada mulher e Preparações, em 2007, em São Paulo. Em 2008 fez do seu estúdio a sede do grupo de estudo Devir Fotografia, ministrado pela historiadora Cristina Pescuma. Dois anos mais tarde, pensou seus projetos em uma viagem que durou dez meses pela Oceania, Ásia, Oriente Médio, África e Europa. Desde 2011, em São Paulo, estuda e aprimora os projetos realizados durante a viagem e desenvolve novos trabalhos autorais. A partir de 2012 integra um grupo de pesquisas, desenvolvimento de projetos e acompanhamento crítico com a curadora Galciani Neves. No mesmo ano, imagens da série Cartografia compuseram a coletiva Enquanto Tempo, na Oficina Oswald de Andrade, em São Paulo, e em seguida expostas na coletiva Foto Foire I, da galeria Lourdina Jean Rabieh, em São Paulo. Ainda em 2012 realiza a exposição individual Preâmbulos para um Conto de Mundo, em que apresentou seis séries entre elas fotografias, fotografias com áudio, livro e vídeo instalação, na galeria Lourdina Jean Rabieh.
Em 2014 realiza, junto ao grupo de pesquisas e a curadora Galciani Neves, a exposição coletiva Dizer Fazer, em seu ateliê. Ainda em 2014, Roberta apresenta o percurso vivido em 2010 quando a artista viajou por vinte e seis países por dez meses. Na exposição individual, Levantes, rajadas de vento ou os planos para ver o mundo, a artista apresenta registros de experiências, rituais religiosos, distintas culturas – arquivos de imagens, objetos e sons que constituem as obras em exposição, em seu ateliê.

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

Em breve, produtos vão estar à disposição nesta seleção!