Paulo A. Siqueira

Paulo A. Siqueira

Brasil - 1949

Paulo B. de Siqueira, nascido em 26 de julho de 1949, em Soledade/RS, filho de Maria Batista de Siqueira. Graças ao trabalho de sua mãe como cozinheira no Instituto de Educação em Passo Fundo, Paulo pôde estudar naquele educandário até o segundo ano do colegial. Desde cedo se destacou como exímio desenhista; gostava de caricaturar seus professores.

Aos 16 anos, realizou sua primeira exposição individual em Passo Fundo. A partir de então, abandonou o ensino formal e se dedicou ao estudo das artes plásticas, orientado por mestres como Solano Finardi e Laura Borges, em pintura; Chico Stokinger e Dalme Rauen, na escultura.

Portinari, Miró, Salvador Dali, Van Gogh foram suas fontes inspiradoras. Participou, em 1965, da I Feira de Artes Plásticas de Porto Alegre/RS; recebendo menção honrosa. Aos 23 anos ganhou o Concurso de Carros Alegóricos na Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS. Autodidata, apaixonado pela caricatura, escultura, cerâmica, jornalismo e decoração; dedicou-se à pintura, como dizia, “para descansar da estafante arte da escultura”. Mas, nem por isso era menos versado na arte das tintas e cores.

Organizou e participou de dezenas de exposições individuais e coletivas. Deixou sua marca em importantes murais pintados em edifícios públicos de Chapecó/SC, Passo Fundo/RS, São Miguel do Oeste/SC, Maravilha/SC, Joaçaba/SC e outros; e em aproximadamente 60 esculturas majestosas em centenas de cidades do Brasil e do exterior.

Na escultura, usava preferencialmente a sucata como matéria-prima; criando obras absolutamente originais, inspiradas em figuras mitológicas e simbólicas, referentes a lendas ou etnias.

Foi um grande carnavalesco, por várias vezes Rei Momo em Passo Fundo/RS, e decorador de carnavais de salão, festas e boates.

O artista faleceu no dia 30 de julho de 1996, “mas sua arte e seu espírito de Dom Quixote continuam vivos em todos os que o conheceram e têm contato com suas obras”.

Telefone para agendamento de visitas: (49) 3321 - 8509

Fonte:
Texto: https://www.chapeco.sc.gov.br/cultura/index.php?r=conteudo&idconteudo=17

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

1 Item(s)

  • Paulo A. Siqueira

    Paisagem de Santos início do Século 20

    Avaliação:

    R$500,00
    Por Paulo A. Siqueira Paisagem de Santos início do Século 20

    Medidas

    Altura: 42 cm

    Largura: 54 cm

    Descrição

    Técnica: Óleo

    Estado de conservação: Bom

1 Item(s)