Nuno Álvares Pessoa de Almeida Ramos

Nuno Ramos

Brasil - 1960

Nuno Álvares Pessoa de Almeida Ramos, nascido em São Paulo em 1960, é um escultor, pintor, desenhista, cenógrafo, ensaísta e videomaker brasileiro. Formado em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), entre 1978 e 1982, Nuno Ramos começou sua trajetória artística no ateliê Casa 7, fundado em 1982, ao lado de Paulo Monteiro, Rodrigo Andrade, Carlito Carvalhosa e Fábio Miguez.

Biografia e Trajetória Artística
No início de sua carreira, Nuno Ramos se destacou na pintura, mas em 1986, começou a explorar trabalhos tridimensionais, ampliando seu repertório artístico. Em 1987, recebeu a 1ª Bolsa Émile Eddé de Artes Plásticas do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP). Um de seus trabalhos mais notáveis, a instalação "111", foi apresentada em 1992 em Porto Alegre e faz referência ao massacre dos presos na Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru).

Além das artes visuais, Nuno Ramos é um escritor prolífico. Publicou o livro em prosa "Cujo" em 1993, e o livro-objeto "Balada" em 1995. Em 2002, lançou o livro de contos "O Pão do Corvo". Sua habilidade multifacetada se estende à criação de obras que utilizam uma ampla variedade de suportes e materiais, incluindo gravura, pintura, fotografia, instalação, poesia e vídeo.

Nuno Ramos venceu, em 2000, o concurso realizado em Buenos Aires para a construção de um monumento em memória aos desaparecidos durante a ditadura militar na Argentina, consolidando seu reconhecimento internacional. Sua obra é conhecida por sua profundidade e diversidade, sempre explorando novos meios e técnicas para expressar sua visão artística.

Fontes:
Foto: http://rascunho.com.br/nuno-ramos/

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista