Niki de Saint Phalle

Niki De Saint Phalle

Niki de Saint Phalle mudou-se com sua família para os Estados Unidos em 1933, onde permaneceu até 1951. No ano seguinte, transferiu-se para Paris e passou a se dedicar inteiramente à arte. Nos anos 1950, influenciada pelas obras de Antoni Gaudí e Ferdinand Cheval, abandonou a pintura a óleo e começou a criar seus primeiros relevos e assemblages. Em 1960, iniciou uma relação profissional e pessoal com Jean Tinguely, que resultaria em muitos projetos artísticos colaborativos. Durante esse período, ela participou de eventos organizados pelos Novos Realistas, movimento liderado por Pierre Restany.

Em 1965, Niki criou suas primeiras "Nanas", esculturas femininas exuberantes que ganharam grande notoriedade. Em 1967, o Stedelijk Museum de Amsterdã realizou uma retrospectiva de sua obra. No mesmo ano, ela criou sua primeira "Nana Fountain" e começou a trabalhar em grandes projetos urbanos. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão o Jardin des Tarots, um parque de esculturas em Garavicchio, e uma colaboração com Tinguely na Fonte Stravinsky, encomendado pelo governo francês para o Centre Georges Pompidou, em Paris.

Em 1999, a Pinacoteca do Estado de São Paulo realizou uma importante retrospectiva de sua obra, e algumas de suas peças foram doadas ao acervo da instituição.

Fontes:
Texto: Pesquisa e curadoria Blombô, com apoio de inteligência artificial para redação e estruturação de conteúdo.

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista