Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo pelo WhatsApp.

Atendimento pelo WhatsApp
Marilene Gomes

Marilene Gomes

Artista Plástica
Eu Marilene Gomes, artista plástica, natural da cidade de Paulista-PE, comecei a pintar aos 9 anos de idade logo após o falecimento da minha mãe. Encontrei na pintura a fuga para o sofrimento e a tristeza de não ter mais minha mãe perto de mim.
Aos 12 anos de idade, vendi minha primeira tela, com isso, fui convidada a participar da festa de emancipação da cidade em que morava, Paulista-PE. Foi lá que tive a oportunidade de apresentar meus trabalhos, o que causou euforia nas pessoas que me prestigiaram.
Como artista autodidata, tenho a liberdade de expressar tudo o que tenho no mais profundo do meu ser, toda a lembrança da minha infância, das festas culturais e folclóricas da minha terra, assim como o Maracatu Rural, Bumba Meu Boi, Frevo, Pastoril, Festa do Cavalo Marinho, Encontro de Mamulengos, Burrinhas de Olinda entre outras festas populares, assim como amo retratar as belezas naturais das praias e paisagens típicas do nordeste brasileiro.
Por alguma razão, percebo que minha criativa sempre me leva a lugares onde há aglomerado de pessoas. Me encanta ver multidões seja celebrando a vida em alguma festa típica ou correndo atrás da vida nas estacoes de trens, metros e ônibus. Para muitos estar dentro de um congestionamento de transito pode significar momentos de stress ou agonia, mas para mim e uma oportunidade de observar a diversidade e as diversas formas que uma megalópole como São Paulo tem a oferecer.
Desde então, tenho participado de diversas exposições, bienais, feiras culturais, eventos, salões de arte aqui no Brasil e em outros países.
Fui premiada em vários salões de arte, tais como
· Brasil 500 anos- ACM- São Paulo- 1999
· V Salão de Arte da ACM São Paulo- A Visão do Século XXI- 2000· Exposição Individual- De Volta as Raízes- Biblioteca Pública Estadual Presidente Castelo Branco- Recife-PE- 2000
· I Salão de Artes Plásticas de Barueri, com as obras Bumba Meu Boi e Homem da Meia Noite e Mulher do Dia. Premiada com Menção Honrosa- 2001.
· Foire De Caen- Normandia- Franca- 2001
· Exposição A Beleza da Arte Naif- Barueri-SP- 2005
· XII Salão de Inverso de Artes Plásticas de Mairiporã-SP- 2005.
· XVI de Pinturas e Artes Alvacir Ribeiro de Souza- Troféu Ouro com a obra Homenagem ao Mestre Capiba- 2005.
· Exposição Coletiva- Olhar sobre a Arte Naif Brasileira- Centro Empresarial do aço- São Paulo-SP-2005.
· Exposição Um povo que cultua sua História- Homenagem aos 23 anos de tombamento do centro histórico de Santana de Parnaiba-SP-2005. Evento em que garantiu minha participação no livro do Sexto ano- Fundamento da Língua Portuguesa, com a obra Retrato de Parnaíba.
· XX Mostra Afro-brasileira Palmares- Obra Começou o coco- Casa da Capoeira- Londrina-PR- 2005.
· Bienal Naifs do Brasil- SESC Piracicaba- Obra Dança do coco-2006.
· XVIII Salão de Pinturas e Artes Alvacir Ribeiro de Souza- Troféu aquisição com a obra Os Bonecos Gigantes de Olinda- 2007.
· Exposição individual SESC Ipiranga-SP, título FESTANCA- 2007.
· Exposição II Arte & Artistas de Barueri- 2008.
· Bienal Naifs do Brasil- Premio Incentivo com a obra Encontro de Maracatu Rural de Olinda- PE e Barraca do Seu Edigar. Piracicaba- SP-2008
· Bienal Naifs do Brasil- Obra Estação da Luz- Piracicaba-SP- 2014
· Bienal Naifs do Brasil- Menção especial obra Metro Barra Funda- Piracicaba-SP-2016.
· Atualmente participando da I Bienal Internacional Naifs em Socorro-SP, com a obra Pastoril de Zé da Silva, premiada com Menção Especial.

Fontes:
Texto: Fornecido pelo artista.

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

Bem vindo! Escolha uma das opções abaixo: